Escolas estaduais de Bento Gonçalves aderem à greve

Escolas estaduais de Bento Gonçalves anunciaram na manhã desta segunda-feira, dia 18, a possibilidade de greve geral em resposta ao pacote do governo Eduardo Leite, protocolado na última semana na Assembleia Legislativa. A mobilização é uma reação às reformas propostas, que atingem o plano de carreira dos docentes e ameaça benefícios como adicionais por tempo de serviço e incorporação de gratificações na aposentadoria. De acordo com o CPERS Sindicato, será uma das mais fortes greves que o Rio Grande do Sul já viu.

Até o início da tarde desta segunda-feira, dia 18, o núcleo do CPERS em Bento Gonçalves havia confirmado a participação de pelo menos 7 escolas de Bento no movimento, algumas com adesão parcial e outras que aderiram 100%. A orientação é que pais e/ou alunos entrem em contato com as escolas para se informar sobre a situação de forma individual.

“Queremos que os pais e os alunos defendam os professores e lutem ao nosso lado. Chegamos a um ponto em que ou a sociedade pega na mão do professor e defende quem faz com que outras profissões existam ou não existirão mais professores. Estamos em defesa por salários, sim, já que, como qualquer outro trabalhador, temos famílias e contas para pagar. Mas também queremos um ensino de qualidade. O movimento ganha mais adesão a cada instante”, diz a diretora do núcleo do CPERS em Bento, Juçara de Fátima Borges.

“Eduardo Leite disse que não contribuímos com o pacote. Tu não pedes para quem está sendo enforcado que contribua para o enforcamento. Não pede para o professor pagar o próprio salário. Não pede para o educador ajudar com a destruição e a privatização da escola pública. O governador quer guerra. É greve que ele vai ter”, conclamou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, durante Assembleia-geral da categoria, em Porto Alegre.


Escolas de Bento que aderiram ao movimento (até 14h30 de segunda-feira, segundo o CPERS):

Colégio Estadual Landell de Moura
Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles
Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro
EEEF General Bento Gonçalves da Silva
EEEM Mestre Santa Bárbara
EEEF Luiz Fornasier
EEEM Imaculada Conceição

Colégio Estadual Dona Isabel (Informação da própria escola)
EEEF José Farina (Paralisação a partir de terça-feira, dia 19)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *