Luzes misteriosas no céu intrigam moradores da Serra

Passagem de satélites da Starlink chamaram a atenção das pessoas na região da Serra.

A noite desta sexta-feira, 6, foi de fenômenos misteriosos no céu da Serra Gaucha. Moradores da Serra ficaram intrigados com uma estranha formação de luzes que teria passado próximo do horizonte por volta das 21 horas.

As luzes seriam causadas pela passagem dos satélites da Starlink, da SpaceX, pela região. Os objetos orbitam entre 350 e 1.150 quilômetros em relação à superfície da Terra, por isso podem ser vistos facilmente. A ideia é que eles criem uma rede, no futuro, para oferecer internet para todos.

A formação de mais de 60 satélites já causou problemas no Chile, onde as luzes estranhas no céu chamaram a atenção dos moradores, que pensaram estar presenciando óvnis. Nesta sexta-feira, o fenômeno foi registrado também em outros municípios gaúchos e até em Santa Catarina. E há previsão de que na noite deste sábado, 7, novamente os satélites estejam visíveis na região, entre as 20h30 e as 21 horas.

O diretor científico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), professor Carlos Fernando Jung, fez o registro dos satélites do Observatório Heller & Jung, em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre. “Quase não registrei. As câmeras são programadas para registrar meteoros que possuem alta velocidade. Satélites possuem baixa velocidade e por pouco não são registrados, aparecem no sistema com velocidade próxima a jatos que não queremos registrar”, destacou o professor. Confira o registro:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *