Golpe no WhatsApp promete panelas grátis da marca Tramontina

Circulam no WhatsApp duas falsas promoções envolvendo a Melissa, marca de calçados femininos, e a Tramontina, fabricante de utensílios de cozinha. O primeiro texto promete 1,5 mil pares de sapatos grátis e já conta com mais de 60 mil acessos e compartilhamentos. A segunda corrente diz oferecer 3 mil jogos de panelas de graça, e já teve mais de 11 mil interações.

Ambas as mensagens podem ser consideradas tentativas de golpes de phishing, operando de modo semelhante a uma suposta promoção da Adidas, que ganhou força no início desta semana. No mês da Black Friday, pode ser comum o compartilhamento de ofertas falsas pelo WhatsApp.

O Google Trends, site que monitora as buscas feitas no Google, detectou um aumento repentino na procura do termo “melissa 40 anos” ao longo da última semana, em referência ao aniversário da marca, suposto motivo da promoção. Outras pesquisas populares incluem “melissa grátis” e “promoção tramontina”. As falsas ofertas também geraram repercussão no Twitter — alguns usuários relataram terem recebido os boatos enviados por múltiplas fontes.

Em nota, a Tramontina afirmou que tudo não passa de um golpe. Confira:

“Comunicamos aos nossos clientes e consumidores que estão recebendo mensagens ou e-mails falsos em nome da Tramontina com chamadas para sorteios, ofertas ou descontos.

Orientamos todos clientes e consumidores que ignorem essas mensagens, não abram eventuais arquivos anexos e não cliquem/acionem os links, pois normalmente são programas executáveis (vírus ou malwares) que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário (phishing).

Informamos que nossos comunicados não possuem anexos ou links para downloads. Todos os links presentes em nossos e-mails e mensagens direcionam para nossos sites www.tramontina.com.br, www.tramontina.com, www.tramontina.net e www.tramontinastore.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *